Aposentado vai à padaria e recebe um pão a mais

Por Adriano Fernandes

Austrélio Teixeira, 75 anos, foi visto deslocando-se, na manhã desta quinta-feira, de sua residência até a panificadora da esquina de sua rua. Com uma nota de dois reais apertada entre os dedos e o suplemento esportivo de seu jornal favorito debaixo do braço, o aposentado esperou pacientemente na fila do pão, até que a atendente, filha de seu compadre português, escrevesse num papelzinho o seu pedido e gritasse ao moço lá dentro: “cinco carecas pro seu Austrélio, Capitão!”

Recebido o pacote de pães, Austrélio logo percebeu que havia algo errado. Em vez de cinco, havia seis carecas fumaçando no saco de plástico transparente, um a mais do que ele havia pagado. Ao tentar protestar, o aposentado foi reprimido pelo atendente, José Silveira de Farias, vulgo ‘Capitão’: “esse fica por conta da casa, homem”, teria dito o funcionário. Então, Austrélio teve presença de espírito e resolveu tomar seu café da manhã ali mesmo, no balcão da padaria. Pediu para que Capitão lambuzasse aquele careca de cortesia na manteiga e preparasse um pingado quentíssimo.

O aposentado ainda deu sorte de encontrar o taxista Damião Azevedo, 48, que após um plantão noturno, batia ponto à panificadora. Com ele Austrélio pôde comentar sobre as chuvas e o noticiário esportivo do dia, e saber daquelas história que só os taxistas sabem. Infelizmente, Damião não aceitou o pão com manteiga que Austrélio lhe ofereceu. “Meu médico disse que eu preciso cortar os carboidratos”, justificou-se à reportagem.

Ao final do encontro, os dois se despediram afetuosamente e cada um seguiu seu rumo: Damião o da cama quentinha; Austrélio o da cadeira de balanço, onde foi ler o restante do jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário